sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Masturbação Encontre A Saída Para Esse Vicio
A grande luta do jovem cristão é contra o vício da masturbação. A sua prática é bastante comum entre os rapazes e moças, que é um dos principais problemas enfrentados por eles.
Saiba, antes de tudo, que a masturbação não é indício de distúrbio de personalidade ou de problema mental. É um problema muito antigo na humanidade. O "Livro dos Mortos", dos egípcios, já a condenava por volta do ano 1550 antes de Cristo. Também de acordo com o Código Moral dos antigos judeus era considerado pecado grave.
Encontrei homens casados que continuavam a se masturbar, embora tivessem uma vida sexual regular com a esposa. Isso mostra que o vício da juventude continuou, e prejudica o casamento.
Embora as aulas de "educação sexual", muitas vezes, ensinem que a masturbação é normal, e até necessária, na verdade, é contra a natureza e contra a lei de Deus. Infelizmente, nessas aulas e cartilhas sobre o assunto, os alunos são aconselhados a não terem sentimentos de culpa, angústia ou ansiedade, e ensinam que não é prejudicial à saúde. Isso não é verdade, pois muitos médicos afirmam que ela é prejudicial ao jovem tanto fisicamente quanto psicologicamente.
A Igreja ensina que esta prática é um ato desordenado. Embora defendida por muitos como "algo normal", ela ensina que não:
"Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmam sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseco e gravemente desordenado. Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade" (Catecismo da Igreja Católica, §2352).
Para lutar contra a masturbação é preciso se tomar várias atitudes:
1 - Tenha calma diante do problema.
Você não é nenhum desequilibrado sexual, nem impuro e nem uma prostituta em potencial. Assim como não é uma aberração porque se masturba. Enfrente o problema com calma e com fé.
2 - Corte todos os estimulantes do vício.
Jogue fora todas as revistas pornográficas, livros e filmes eróticos que você costumava ver. E não fique olhando para o corpo das moças ou dos rapazes, alimentando a sua mente com desejos eróticos. Deixe de assistir àqueles programas de TV que, cada vez mais, jogam "pólvora" no seu sangue. A TV é, hoje, um dos piores venenos para o jovem que luta contra a masturbação. E fuja dos "sites" eróticos da Internet.
3 - Faça um bom uso de suas horas de folga.
Aproveite o tempo para ler um bom livro, praticar esportes, sair com os amigos, caminhar, etc. Não fique sem fazer nada, especialmente na cama, pois "mente vazia é oficina do diabo".
4 - Não desanime nem se desespere nunca.
Lute diariamente contra a masturbação, mas se você cair, levante-se imediatamente, peça perdão a Deus de imediato, e retome o propósito de não pecar. Não fique pisando na sua alma e se condenando. Diga: "Está bem, eu errei, eu caí, aceito a minha queda humildemente, porque sou fraco; vou conseguir com a ajuda de Deus superar isso. Vou continuar lutando até me libertar definitivamente, mesmo que eu caia um milhão de vezes: não desistirei e não me desesperarei."
Jovem, Deus ama a nossa luta contra o pecado; a nossa vitória diante dele é mais a nossa perseverança na luta do que propriamente a vitória completa. Se confesse com o sacerdote; sempre que cair não tenha receio, ele te compreenderá, pois está cansado de ouvir isso.
5 - Alimente a sua alma com a oração, a Palavra de Deus e os Sacramentos da Igreja.
Há um ditado que diz: "Mosca não assenta em prato quente". Se você mantiver a sua alma aquecida com o calor do Espírito Santo, as "moscas" da tentação não vão perturbá-lo. Mas se o prato esfriar... Após uma queda no campo sexual, sempre fica claro que faltou "vigilância e oração" para não pecar. Muitas vezes, abusamos da nossa fraqueza e nos expomos diante do perigo... e caímos.
Há um outro provérbio que diz: "A ocasião faz o ladrão", ou ainda: "Quem ama o perigo nele perecerá". Na verdade, teremos de pedir mais perdão a Deus porque não vigiamos e não oramos, do que por ter caído no pecado propriamente. E lembre-se: a luta é mais importante do que a vitória.
Fonte: Trecho do livro: "Jovem, levanta-te"
Você Também Pode Gostar
A beleza dos joelhos dobrados
Deus criou o ser humano ereto, mas ele precisa aprender a se curvar, sobretudo, diante do Criador e diante de seu semelhante. Ele não tem facilidade para fazer isso.
Em vez disso, ele é naturalmente resistente a qualquer curvatura.
Uma das acusações feitas por Deus a Israel era a de que “os tendões de seu pescoço eram de ferro, a sua testa era de bronze” (Is 48.4; Êx 32.9).
Essa criatura incurvável não se dobra, não se ajoelha, não coloca o rosto no mesmo lugar onde estão os seus pés.
Ela é dura, teimosa, orgulhosa e obstinada.
O ser humano precisa descobrir a beleza dos joelhos. Eles substituem os pés na prática da oração.
Quando dobrados, os joelhos diminuem a altura do que ora e aumenta a altura daquele a quem se ora.
É uma reverência aceita por Deus que pode facilitar a oração e a comunhão com ele, desde que o espírito também esteja dobrado.
Pessoas extremamente necessitadas aproximavam-se de Jesus e punham-se de joelhos diante dele para suplicar a graça desejada.
É o caso do leproso que pediu ao Senhor: “Se quiseres, podes purificar-me” (Mc 1.40); do pai do garoto epilético que suplicou: “Senhor, tem misericórdia do meu filho [pois] ele tem ataques e está sofrendo muito” (Mt 17.14-15); e também do jovem rico que se ajoelhou em plena rua e perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Mc 10.17).
Precisamos voltar aos joelhos.
Para orar, vários personagens da Bíblia punham-se de joelhos.
Na dedicação do templo de Jerusalém, “Salomão ficou em pé na plataforma e depois ajoelhou-se diante de toda a assembleia de Israel, levantou as mãos para o céu e orou” (2Cr 6.13).
O escriba Esdras nos conta que “na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, o meu Deus, e orei” (Ed 9.5).
No caso do profeta Daniel, lê-se que a mão de alguém o colocou sobre as suas próprias mãos e joelhos, indicando uma curvatura maior (Dn 10.10).
Pouco antes de morrer apedrejado, Estêvão caiu de joelhos e bradou: “Senhor não os considere culpados deste pecado” (At 7.60).
Em Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso e, depois de os entregar a Deus, “ajoelhou-se com todos eles e orou” (At 20.36).
Cena ainda mais bela aconteceu pouco depois, na cidade de Tiro, a caminho de Jerusalém. Os cristãos da cidade, suas esposas e seus filhos acompanharam Paulo até a praia e todos se ajoelharam para orar, antes de o apóstolo embarcar no navio (At 21.5).
Na Epístola escrita aos efésios, o mesmo Paulo revela: “Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai” e oro para que “ele os fortaleça com poder, por meio do seu Espírito” (Ef 3.14-16).
Passagem curiosa é quando Elias “subiu o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos”. Com a cabeça, o peito e o ventre totalmente dobrados em cima dos joelhos, o profeta pediu chuva e ela veio (1Rs 18.42; Tg 5.18).
Na agonia do Getsêmani, Jesus “se afastou [dos discípulos] a uma pequena distância [de mais ou menos trinta metros], ajoelhou-se e começou a orar” (Lc 22.41). Na versão de Mateus, o Senhor “prostrou-se com o rosto em terra e orou” (Mt 26.39).
No que diz respeito à arte da oração e da adoração, os joelhos estão ociosos. Eles foram feitos também para se dobrarem diante do Todo-poderoso.
Daí o convite: “Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador” (Sl 95.6).
Precisamos aprender a fazer isso para que, na plenitude da salvação, “ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2.10-11)
Depressão,O Cárcere da Alma
por; Hernandes Dias Lopes
A depressão foi definida por Andrew Solomon como um parasita que suga a seiva da nossa vida. É como engolir seu próprio funeral e vestir-se de uma roupa de madeira. A depressão é o cárcere da alma, a masmorra das emoções, o cativeiro que priva milhões de pessoas de nutrirem na alma, a esperança do amanhã. A depressão é classificada como uma doença e, essa doença, que possui múltiplas causas, atinge ricos e pobres, jovens e velhos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus. A depressão é uma doença que provoca muitas outras. Se não tratada convenientemente pode desembocar em tragédias irremediáveis. A depressão é a principal causa do suicídio no mundo.
John Piper, em seu livro O Sorriso Escondido de Deus, trata deste assunto com esmerado cuidado. Há duas posições que circulam no meio evangélico sobre o assunto, que revelam um desequilíbrio perigoso. A primeira delas liga a depressão à ação demoníaca. Os defensores dessa vertente afirmam que as pessoas deprimidas estão oprimidas e até possuídas por demônios. A segunda interpretação vincula a depressão a algum pecado específico ainda não confessado. Assim, uma pessoa fica deprimida porque esconde algum pecado que precisa ser confessado e abandonado. Não subscrevemos essas duas interpretações. Julgamo-las deficientes e assaz injustas. É muito verdade que uma pessoa pode ficar deprimida em virtude de seu envolvimento com demônios e também como resultado de algum pecado escondido. Porém, uma pessoa pode ser assolada pela depressão, mesmo levando uma vida cheia do Espírito Santo. Assim como um indivíduo pode ser cheio do Espírito e ter um problema cardíaco, também uma pessoa pode estar plena da presença de Deus e enfrentar o drama da depressão.
Se há várias causas que provocam a depressão, também há vários sintomas que a revelam. O primeiro sintoma é que a pessoa deprimida é tomada por uma desesperança crônica e passa a enxergar a vida pelas lentes escuras do pessimismo. Não vê uma luz no fim do túnel nem janelas de escape. Foi o que aconteceu com o profeta Elias. Pensou que somente ele havia restado dos profetas de Deus em Israel, quando na verdade sete mil ainda não haviam se dobrado a Baal. O segundo sintoma é olhar para a vida pelas lentes do retrovisor. Uma pessoa deprimida sente uma saudade mórbida dos bons tempos que se foram e se desespera diante das incertezas do seu futuro. Sente-se num calabouço existencial e sem ânimo e forças para sair desse cárcere da alma. Nessa saga cheia de pavores, flerta com a própria morte. Não que seu desejo seja de fato morrer, mas é que sente uma dor tão profunda na alma que o único alívio que consegue vislumbrar é o alívio da morte. Não podemos subestimar esses presságios que rondam a alma de uma pessoa depressiva. Isso é uma espécie de alarme, uma trombeta que precisa de encontrar ouvidos sensíveis. É por essa razão, que o terceiro sintoma de uma pessoa deprimida é um completo desânimo quanto ao futuro. É o desejo de fechar as cortinas da vida e colocar um ponto final na existência.
Como devemos lidar com a depressão? Como ajudar uma pessoa deprimida? Primeiro, precisamos orar por ela e com ela. Depois, precisamos cientificar-nos se essa pessoa está recebendo o tratamento médico adequado para a sua doença. Ainda, precisamos estar perto dela, oferecendo-lhe um ombro amigo, um ouvido atento e um coração generoso. Finalmente, precisamos compartilhar com ela a esperança do evangelho, o poder da graça de Deus e o consolo das Escrituras. Deus nos vivifica segundo a sua Palavra. Ele tira a nossa alma do cárcere. Ele acende uma luz de esperança no túnel escuro do nosso sofrimento. Deus arranca os gemidos da nossa alma e coloca em nossos lábios, um cântico de vitória. Em síntese, trata-se da depressão com remédio, terapia e fé.
Você Também Pode Gostar
Pensando Bem
“Sei porque a igreja tem pouca influência no mundo atualmente: é porque o mundo tem muita influência na igreja.” (C.H. Spurgeon)
“Ser um cristão sem orar é tão possível quanto viver sem respirar.” (Lutero)
“Deus promete pra você vitória, não ausência de lutas. Deus promete pra você chegada certa, não caminhada fácil.“ (Hernandes Dias Lopes)
“É possível ser muito ativo no serviço de Cristo e ainda esquecer de amá-lo.” (P.T. Forsyth)
“O Espírito não é dado para tornar desnecessário o estudo da Bíblia, mas para torná-lo eficiente.” (J.I. Packer)
“Nunca me canso de dizer que aquilo de que a Igreja mais necessita não é organizar campanhas de evangelização, a fim de atrair as pessoas que ainda estão do lado de fora, mas começar, ela mesma, a viver a vida cristã.” (Martyn Lloyd-Jones)
Você Também Pode Gostar
A Simplicidade A Confiança E A Paz
Falamos muito sobre as coisas, como confiança e fé, jogando estes termos em torno de como eles não são grande coisa. Mas, uma vez que nenhum de nós sabe o que o amanhã vai trazer, a única maneira de se preparar para o futuro e lidar com isso quando ela chega é a fé manifesta absoluta de que Deus proverá e confiar que Ele vai orientar e dirigir o nosso caminho.
Nenhum de nós meros mortais saber o que está vindo em nossa direção 10 minutos a partir de agora, muito menos daqui a dez anos. Desperdiçar o presente se preocupando com o futuro é um gigantesco desperdício de tempo. Muito melhor é fazer uso de oportunidades de servir e abençoar no presente e deixar o futuro nas mãos do nosso Deus amoroso e todo sábio.
Deus é amor e Deus nos ama. Se nós confio que o Seu amor vai nos ver através do e colocar nossa fé de que Seu amor nunca vai nos decepcionar, então podemos começar a deixar de ir a ansiedade de se preocupar com o futuro desencadeia em nossos corações e mentes. Se pudermos aprender que uma vez que fizemos o nosso melhor para confiar em Deus e ter fé na Sua Palavra, então podemos saber que Ele vai realmente ajudar, orientar e cuidar de nós.
Quando confrontado por circunstâncias aparentemente sem esperança, que é quando devemos deixar Deus lidar com as coisas para ele terá um Deus todo poderoso para fazê-lo. Deus está lá e Deus nunca nos deixará ou nos abandonará. Ele é o nosso ajudador, guia e capitão da nossa salvação.
Você Também Pode Gostar
Nenhum de nós meros mortais saber o que está vindo em nossa direção 10 minutos a partir de agora, muito menos daqui a dez anos. Desperdiçar o presente se preocupando com o futuro é um gigantesco desperdício de tempo. Muito melhor é fazer uso de oportunidades de servir e abençoar no presente e deixar o futuro nas mãos do nosso Deus amoroso e todo sábio.
Deus é amor e Deus nos ama. Se nós confio que o Seu amor vai nos ver através do e colocar nossa fé de que Seu amor nunca vai nos decepcionar, então podemos começar a deixar de ir a ansiedade de se preocupar com o futuro desencadeia em nossos corações e mentes. Se pudermos aprender que uma vez que fizemos o nosso melhor para confiar em Deus e ter fé na Sua Palavra, então podemos saber que Ele vai realmente ajudar, orientar e cuidar de nós.
Quando confrontado por circunstâncias aparentemente sem esperança, que é quando devemos deixar Deus lidar com as coisas para ele terá um Deus todo poderoso para fazê-lo. Deus está lá e Deus nunca nos deixará ou nos abandonará. Ele é o nosso ajudador, guia e capitão da nossa salvação.
Você Também Pode Gostar
A Oração Do Viteiro
.
.João Cruzué
'E dizia esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando. E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar."(Lucas 13; 6/9)
Fico imaginando que essa palavra tem muito a ver comigo. Uma única figueira plantada no meio da vinha. Na verdade uma intrusa. Da mesma forma que eu, entre tantas pessoas melhores, fui chamado e depois escolhido pelo Senhor. Uma oportunidade ímpar. Isso mostra a ação da incompreensível graça de Deus em busca dos perdidos, quebrantados e desprezados.
Uma figueira no meio do vinhedo. Uma ovelha negra; um filho pródigo; um caso perdido. Não importa! Se Deus olhar e inclinar Seu rosto para você, tudo pode mudar. Só não muda, se você não quiser.
A figueira é uma planta interessante. No inverno, perde todas suas folhas. Um olhar descuidado observará troncos e galhos tortos, aparentemente mortos. Mas antes que a primavera chegue, ela brota e rebrota. Folhas cobrem de verde aquilo que estava seco e parecia ter perdido a vida. Ano após ano, é assim seu ciclo de vida.
Durante muito tempo plantei figueiras, com nenhum sucesso. Até descobrir que é no verão - e não no inverno - que é seu melhor tempo de plantar. E basta um ou dois anos para que ela comece a produzir figos.
Tenho me preocupado muito nesses últimos anos, sobre estar dentro da vontade de Deus para produzir frutos no tempo e no lugar certos. É pura realidade que as respostas as nossas orações são condicionais. Se no tempo de Deus, o Senhor enviar uma bênção e nós estivermos ocupados com algo - ainda que seja um plano - em nossos corações - para glória do sue Nome, ela chegará até nós. Mas se os cuidados dessa vida nos levarem a deixar em segundo plano os propósitos divinos para nossas vidas, um, dois, três anos seguidos, corremos o risco de sermos arrancados da Igreja do Senhor e nunca mais brotarmos no fim do inverno.
Aborrece-me sobremaneira ver a forma pouco zelosa de como certas igrejas evangélicas tratam desse assunto. Enquanto o vinhateiro disse ao Dono da Vinha que tivesse um pouco de paciência, e esperasse mais um ano, muitos pastores fingem que não veem uma multidão de pessoas ociosas, infrutíferas e tristes. Parece-me que elas foram instruídas apenas a ouvir, cantar, e contribuir (principalmente), sem serem arguidas porque não buscam com zelo saber e fazer o que Deus planejou para que fizessem.
E o crente que não produz fruto na vida espiritual está condenado à morte. Sim, pois o Espírito Santo não ficará para sempre na vida de alguém que não trabalha em um propósito para a glória de Deus. Para conhecer e trabalhar neste propósito é preciso, oração, jejuns, conhecimento da Palavra e desejo intenso de glorificar a Deus com a vida, coração e alma.
Uma figueira no meio do vinhedo. Uma ovelha negra; um filho pródigo; um caso perdido. Não importa! Se Deus olhar e inclinar Seu rosto para você, tudo pode mudar. Só não muda, se você não quiser.
A figueira é uma planta interessante. No inverno, perde todas suas folhas. Um olhar descuidado observará troncos e galhos tortos, aparentemente mortos. Mas antes que a primavera chegue, ela brota e rebrota. Folhas cobrem de verde aquilo que estava seco e parecia ter perdido a vida. Ano após ano, é assim seu ciclo de vida.
Durante muito tempo plantei figueiras, com nenhum sucesso. Até descobrir que é no verão - e não no inverno - que é seu melhor tempo de plantar. E basta um ou dois anos para que ela comece a produzir figos.
Tenho me preocupado muito nesses últimos anos, sobre estar dentro da vontade de Deus para produzir frutos no tempo e no lugar certos. É pura realidade que as respostas as nossas orações são condicionais. Se no tempo de Deus, o Senhor enviar uma bênção e nós estivermos ocupados com algo - ainda que seja um plano - em nossos corações - para glória do sue Nome, ela chegará até nós. Mas se os cuidados dessa vida nos levarem a deixar em segundo plano os propósitos divinos para nossas vidas, um, dois, três anos seguidos, corremos o risco de sermos arrancados da Igreja do Senhor e nunca mais brotarmos no fim do inverno.
Aborrece-me sobremaneira ver a forma pouco zelosa de como certas igrejas evangélicas tratam desse assunto. Enquanto o vinhateiro disse ao Dono da Vinha que tivesse um pouco de paciência, e esperasse mais um ano, muitos pastores fingem que não veem uma multidão de pessoas ociosas, infrutíferas e tristes. Parece-me que elas foram instruídas apenas a ouvir, cantar, e contribuir (principalmente), sem serem arguidas porque não buscam com zelo saber e fazer o que Deus planejou para que fizessem.
E o crente que não produz fruto na vida espiritual está condenado à morte. Sim, pois o Espírito Santo não ficará para sempre na vida de alguém que não trabalha em um propósito para a glória de Deus. Para conhecer e trabalhar neste propósito é preciso, oração, jejuns, conhecimento da Palavra e desejo intenso de glorificar a Deus com a vida, coração e alma.
Você Também Pode Gostar
Descendo Para A Casa Do Oleiro
João Cruzué
..........Hoje é quatro de setembro; faltam 19 dias para o início da primavera austral. Pela janela, a luz do sol ilumina as paredes das casas e um pé de flamboyant se prepara para a mudança de estação. No quintal, uma pequena jabuticabeira vaidosa mostra o tronco coberto de bolinhas cor de vinagre. Ao lado, uma aceroleira experiente (e competitiva) ostenta incontáveis frutinhas verdes enquanto insiste em abrir mais flores. Ontem eu vi, andando pela cidade, um pé de bulgarim com uma multidão de flores brancas e roxas. Tudo está em vertiginosa mudança, porque a primavera está chegando. E volvendo meus olhos sobre a Bíblia, para a meditação desta manhã de domingo, fui apanhado pelo texto de Jeremias. 18, onde o profeta recebeu uma ordem direta de Deus: "Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras."
..........Eu gosto de assistir, e assistir de novo, certos filmes. Entre eles, primeiro vem "Lutero", com Joseph Fiennes no papel principal; depois o 3º filme da trilogia deSir John Ronald Reuel Tolkien - "O Senhor dos Anéis". E em menor frequência, Matrix, dos irmãos Andy e Lana Wachowski, em que Niobe (Jada Pinkett Smith) e Morpheus ( Laurence Fishburne) trocam frases sobre mudanças como: Algumas coisas nunca mudam; outras, quando mudam, mudam para melhor."
..........Deus poderia ter dito tudo o que precisava para Jeremias. E o profeta poderia ter se esquecido de algumas coisas. No mesmo Livro, e no capítulo anterior, o Senhor menciona dois objetos de uso em gravação: um ponteiro de ferro com ponta de diamante e a tábua de um coração. Um assunto não está ligado diretamente ao outro, mas é como se estivesse: Deus queria que Jeremias guardasse e entendesse 100% da essência do assunto que tinha a dizer.
..........E descendo, o profeta Jeremias encontrou o oleiro em pleno processo de construção de um vaso. E aquele vaso quebrou-se nas mãos do oleiro. E com a experiência de ter enfrentado outras tantas situações parecidas, o oleiro pegou aquele mesmo barro e deu forma a um novo vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
..........E depois daquela cena, a voz de Deus se fez ouvir bem alta no coração do profeta: Não poderei Eu fazer de vós, como fez este oleiro? Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, Ó casa de Israel?
..........Vasos quebrados. O texto diz que o vaso se quebrou no ato de construção. Um vaso com defeito não terá mais utilidade para o propósito inicial, para o qual foi criado. Mas Deus pode recuperar qualquer vaso defeituoso; até mesmo os cacos daquilo que não se presta mais a nada, para produzir um novo vaso, e para um propósito ainda maior - para a glória do Seu Nome. Deus é Deus, e nada é impossível para Ele.
..........Jesus Cristo, o filho do Deus vivo, é especialista em causas perdidas, ovelhas negras, bandidos e instrumentos humanos nas mãos do diabo. Basta um olhar,uma oração e uma oportunidade. Pai, mãe, filho, neto, drogado, traficante, desconhecido ou morador de rua. Vasos que podem ter até crescido dentro da Casa do Senhor e que hoje estão rachados ou despedaçados com os cacos espalhados pelo chão. A última palavra sobre o destino de uma pessoa pertence a Deus.
..........Quando Deus disse a Jeremias: "Levanta-te e vai", creio que estava querendo dizer: Recobra o ânimo e começa a agir. Da mesma forma, no dia de hoje, está dizendo a mesma ordem para você, porque o barro daquele vaso quebrado, rachado, destruído, pertence a Deus, e falta apenas mais uma oração para que o prato da balança comece a se levantar em direção à vitória. E toda vez que isso acontece, o nome do Senhor é glorificado.
.......
..........Eu gosto de assistir, e assistir de novo, certos filmes. Entre eles, primeiro vem "Lutero", com Joseph Fiennes no papel principal; depois o 3º filme da trilogia deSir John Ronald Reuel Tolkien - "O Senhor dos Anéis". E em menor frequência, Matrix, dos irmãos Andy e Lana Wachowski, em que Niobe (Jada Pinkett Smith) e Morpheus ( Laurence Fishburne) trocam frases sobre mudanças como: Algumas coisas nunca mudam; outras, quando mudam, mudam para melhor."
..........Deus poderia ter dito tudo o que precisava para Jeremias. E o profeta poderia ter se esquecido de algumas coisas. No mesmo Livro, e no capítulo anterior, o Senhor menciona dois objetos de uso em gravação: um ponteiro de ferro com ponta de diamante e a tábua de um coração. Um assunto não está ligado diretamente ao outro, mas é como se estivesse: Deus queria que Jeremias guardasse e entendesse 100% da essência do assunto que tinha a dizer.
..........E descendo, o profeta Jeremias encontrou o oleiro em pleno processo de construção de um vaso. E aquele vaso quebrou-se nas mãos do oleiro. E com a experiência de ter enfrentado outras tantas situações parecidas, o oleiro pegou aquele mesmo barro e deu forma a um novo vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
..........E depois daquela cena, a voz de Deus se fez ouvir bem alta no coração do profeta: Não poderei Eu fazer de vós, como fez este oleiro? Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, Ó casa de Israel?
..........Vasos quebrados. O texto diz que o vaso se quebrou no ato de construção. Um vaso com defeito não terá mais utilidade para o propósito inicial, para o qual foi criado. Mas Deus pode recuperar qualquer vaso defeituoso; até mesmo os cacos daquilo que não se presta mais a nada, para produzir um novo vaso, e para um propósito ainda maior - para a glória do Seu Nome. Deus é Deus, e nada é impossível para Ele.
..........Jesus Cristo, o filho do Deus vivo, é especialista em causas perdidas, ovelhas negras, bandidos e instrumentos humanos nas mãos do diabo. Basta um olhar,uma oração e uma oportunidade. Pai, mãe, filho, neto, drogado, traficante, desconhecido ou morador de rua. Vasos que podem ter até crescido dentro da Casa do Senhor e que hoje estão rachados ou despedaçados com os cacos espalhados pelo chão. A última palavra sobre o destino de uma pessoa pertence a Deus.
..........Quando Deus disse a Jeremias: "Levanta-te e vai", creio que estava querendo dizer: Recobra o ânimo e começa a agir. Da mesma forma, no dia de hoje, está dizendo a mesma ordem para você, porque o barro daquele vaso quebrado, rachado, destruído, pertence a Deus, e falta apenas mais uma oração para que o prato da balança comece a se levantar em direção à vitória. E toda vez que isso acontece, o nome do Senhor é glorificado.
.......
Você Também Pode Gostar
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Que Tipo De Cristão Você é ?
PEÇA DE TEATRO CRISTÃO
Uma vidente colocou sua tenda, onde faz consultas exotéricas, bem próximo
de uma igreja.
Pra surpresa de todos, alguns “clientes” que apareceram lá, são membros da igreja. A vidente estava vendo muito mais do que eles esperavam...
Personagens: Vidente, Interesseiro, Acomodado, Liberal, Fanática e a Verdadeira.
(Cenário: Uma mesa com alguma coisa imitando uma bola de cristal e uma mulher vestida de cigana, se for possível armar uma tenda, fica mais caracterizado).
1º Ato - ABERTURA -
NARRADOR : Efésios 4: 4,17,18 e 32: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança. Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Entra INTERESSEIRO, um Cristão todo orgulhoso, cheio de si: Que belo sermão fiz hoje, consegui emocionar a muitos. O ruim foi ter que aguentar aquelas pessoas chorosas e cheias de problemas, pedindo para eu orar por elas. Graças a Deus eu não sou assim, estou tão bem com Deus, que nem preciso ficar o tempo todo suplicando e me humilhando, me sinto justificado pelas minhas obras, também, faço tanta coisa pela obra de Deus.
(Passa em frente à tenda, olha curioso e lê em voz alta –
INTERESSEIRO: “MADAME FULANA, LEIO SEU FUTURO”
(olha de um lado e de outro, para trás e entra. Fica gesticulando como se estivessem conversando)
(Enquanto isso)
NARRADOR: “Cada um de nós, como filhos de Deus, devemos viver em unidade na fé, fazendo as mesmas obras, produzindo os mesmos frutos e caminhando na mesma direção. Seguindo os passos de Jesus. Durante este programa serão apresentados vários tipos de Cristãos, observe com atenção, reflita e conclua sinceramente a que tipo você pertence”
1º CRISTÃO – Interesseiro.
INTERESSEIRO: Bom dia, você é realmente capaz de ver meu futuro?
VIDENTE: Bom dia jovem, sim, eu posso ver seu futuro...
INTERESSEIRO: Então fale, mas não demore pois não quero que ninguém da igreja me veja aqui.
VIDENTE: Então, concentre-se ........ ( Som da música, a luz da bola acende-se )
INTERESSEIRO: O que vê? O que vê?
VIDENTE: Vejo que você é um bom trabalhador, é eficiente na igreja, ajuda a quem precisa.
INTERESSEIRO: Isso eu já sei..
VIDENTE: Mas ...
INTERESSEIRO: Mas o quê? Fala logo !
VIDENTE: Falta algo, que por vezes incomoda você, tudo que faz é apenas uma capa, você ora apenas quando precisa de ajuda, vai à igreja ou lê a bíblia apenas interessado nas bênçãos de Deus.
INTERESSEIRO: Isso é problema meu, sermão basta o que ouço do pastor, quero saber se serei rico?
VIDENTE: Não, você terá alguns bens, mas serão corruptíveis e passageiros, como a vida neste mundo, se continuar assim perderá a verdadeira riqueza, que aguarda os sinceros. Recomendo que procure conhecer a Jesus verdadeiramente e assim se torne um cristão sincero
INTERESSEIRO: Você é uma péssima Vidente, não sabe o que fala (Joga algumas moedas na mesa e sai furioso).
2º CRISTÃO – ACOMODADO - Ficar o tempo todo com o braço cruzado e falar pastosamente.
ACOMODADO: Quero saber o que me reserva o futuro e a origem dos meus fracassos.
VIDENTE: Em que ano você nasceu?
ACOMODADO: (Responde o ano do nascimento).
VIDENTE: Amigo, vejo aqui que você sempre promete coisas ao Senhor, sempre faz votos.
ACOMODADO: Sim, como você sabe disso?
VIDENTE: Você muitas vezes recebe o solicitado, não é?
ACOMODADO, (despontado)– Sim, mas no final dá tudo errado, eu não entendo o porquê !!
VIDENTE: Você tem uma doença espiritual muito grave, faz votos ao Senhor, mas se acomoda depois que recebe as bênçãos, e nunca cumpre. Quando convidam você para fazer algo na igreja, ou algum trabalho missionário, você sempre diz que não é capaz ou que está muito cansado, com Deus não se brinca. Você não fracassaria se mantivesse sua palavra e fosse fiel...
ACOMODADO: O que devo fazer? Eu não quero continuar assim, mas não tenho forças para mudar.
VIDENTE: Enquanto continuar Acomodado e passar a vida se lamentando, ela será um eterno fracasso. Busque forças em Cristo e descruze os braços! (ACOMODADO joga algumas moedas na mesa e sai falando para si “Descruzar os braços”).
3º CRISTÃO – LIBERAL.
LIBERAL: Oi, Madame Fulana!! Qual é a previsão do tempo para hoje?
VIDENTE: Oi, jovem, espere um momento ... (Vai até a janela e olha para fora e de acordo com o tempo responde): Vai chover (Ouvir estrondo de trovão no teclado)
LIBERAL (cínico ) Como você conseguiu isso? É incrível !!
VIDENTE: Isso é meu segredo, mas o que você quer saber?
LIBERAL: Adivinhe ...
VIDENTE: O seu futuro?
LIBERAL, cínico – Você é realmente boa nisso! Estou admirado!
VIDENTE: Então se concentre.
LIBERAL: Estou concentrado... E então?
VIDENTE: As coisas não estão nada boas pra você.
LIBERAL (desesperado) – O que você está vendo?
VIDENTE: Vejo que você é um falso cristão e dá um péssimo testemunho do seu Deus.
LIBERAL (alterado) Desta vez você se enganou.
VIDENTE: Não, não. Eu estou vendo que você se veste como as pessoas do mundo, fala de qualquer forma e frequenta lugares onde um cristão não deve ir
LIBERAL (furioso) – De novo essa lorota, não! Os FANÁTICOS da igreja vivem me dizendo isso, mas a roupa não importa, o importante é que sou sincero no coração, até que às vezes falo coisas erradas, mas se eu não falar meus amigos, vão me chamar de careta, e aí você sabe, não dá e quanto às festinhas, é que não tem nenhuma diversão na igreja, eu enjoei daquele horário social, é sempre a mesma coisa. Preciso de algo mais emocionante, pois sou jovem. Deus não deseja que eu fique me sacrificando e infeliz e depois, o importante é que meu coração está com Deus, eu não preciso ficar o tempo todo na igreja como os outros.
VIDENTE: Você pensa assim porque não conhece e nem ama a Jesus, você apenas o conhece pelo que ouve os outros falarem...
LIBERAL: É claro que eu conheço Jesus, se não conhecesse, eu não teria me batizado e nem estaria na igreja,
VIDENTE: Se você realmente conhecesse Jesus, você o amaria de todo coração, e se você o amasse se vestiria de forma diferente para refletir o caráter puro de Cristo, falaria palavras belas e justas para mostrar o quanto Cristo é belo e justo, frequentaria apenas lugares bons porque ali estaria Jesus e tudo isso por amor a um Deus que deixou tudo para te salvar e isso não tornaria você infeliz, ao contrário, você viveria em paz e realizado.
LIBERAL (duvidoso) – Você viu tudo isso aí? O que devo fazer?
VIDENTE: Vá até Jesus, converse com ele, abra seu coração e ele te responderá através da sua palavra e do Espírito Santo.
LIBERAL (joga algumas moedas na mesa e sai de cabeça baixa, pensativo.)
VIDENTE: Oi, jovem, espere um momento ... (Vai até a janela e olha para fora e de acordo com o tempo responde): Vai chover (Ouvir estrondo de trovão no teclado)
LIBERAL (cínico ) Como você conseguiu isso? É incrível !!
VIDENTE: Isso é meu segredo, mas o que você quer saber?
LIBERAL: Adivinhe ...
VIDENTE: O seu futuro?
LIBERAL, cínico – Você é realmente boa nisso! Estou admirado!
VIDENTE: Então se concentre.
LIBERAL: Estou concentrado... E então?
VIDENTE: As coisas não estão nada boas pra você.
LIBERAL (desesperado) – O que você está vendo?
VIDENTE: Vejo que você é um falso cristão e dá um péssimo testemunho do seu Deus.
LIBERAL (alterado) Desta vez você se enganou.
VIDENTE: Não, não. Eu estou vendo que você se veste como as pessoas do mundo, fala de qualquer forma e frequenta lugares onde um cristão não deve ir
LIBERAL (furioso) – De novo essa lorota, não! Os FANÁTICOS da igreja vivem me dizendo isso, mas a roupa não importa, o importante é que sou sincero no coração, até que às vezes falo coisas erradas, mas se eu não falar meus amigos, vão me chamar de careta, e aí você sabe, não dá e quanto às festinhas, é que não tem nenhuma diversão na igreja, eu enjoei daquele horário social, é sempre a mesma coisa. Preciso de algo mais emocionante, pois sou jovem. Deus não deseja que eu fique me sacrificando e infeliz e depois, o importante é que meu coração está com Deus, eu não preciso ficar o tempo todo na igreja como os outros.
VIDENTE: Você pensa assim porque não conhece e nem ama a Jesus, você apenas o conhece pelo que ouve os outros falarem...
LIBERAL: É claro que eu conheço Jesus, se não conhecesse, eu não teria me batizado e nem estaria na igreja,
VIDENTE: Se você realmente conhecesse Jesus, você o amaria de todo coração, e se você o amasse se vestiria de forma diferente para refletir o caráter puro de Cristo, falaria palavras belas e justas para mostrar o quanto Cristo é belo e justo, frequentaria apenas lugares bons porque ali estaria Jesus e tudo isso por amor a um Deus que deixou tudo para te salvar e isso não tornaria você infeliz, ao contrário, você viveria em paz e realizado.
LIBERAL (duvidoso) – Você viu tudo isso aí? O que devo fazer?
VIDENTE: Vá até Jesus, converse com ele, abra seu coração e ele te responderá através da sua palavra e do Espírito Santo.
LIBERAL (joga algumas moedas na mesa e sai de cabeça baixa, pensativo.)
4º CRISTÃO – FANÁTICA.
FANÁTICA: (agitada, assustando VIDENTE) Hei, o que você pensa que está fazendo? Você vai queimar no fogo do inferno por armar uma tenda perto do templo do Senhor. Por que não arranjou outro lugar? Isso é uma afronta!
VIDENTE: Boa tarde, senhora, fique calma, respire e sente-se um pouco. Deseja um pouco de água?
FANÁTICA: (nervosa) – Não sua, perdida, quero uma resposta ...
VIDENTE: (ironicamente) – Tudo bem, não estou aqui para afrontar ninguém, não. Escolhi o lugar porque é muito movimentado e por isso tenho mais chance de conseguir clientes. Existe uma igreja perto também, então eu deduzi que seria um lugar tranquilo, por causa do bom testemunho dos membros da igreja. Acho que me enganei ...
FANÁTICA: Não tente desconversar, aqui é um lugar tranquilo, sim, mas não para pessoas como você, uma perdida, servidora do diabo, o que vão pensar da minha igreja se verem uma Vidente acampada perto?!
VIDENTE: Eu não estou tão perto assim da igreja e a rua ainda é pública, além do mais eu pensei que a missão dos cristãos fosse resgatar os perdidos em nome de Jesus.
FANÁTICA: É verdade, mas você não tem mais jeito, está perdida ...
VIDENTE: E quem é você para me julgar? Acaso conhece meu coração?
FANÁTICA, (convencida) – Eu sou uma serva fiel do Senhor, faço boas obras, oro muito, ajudo os necessitados, tenho o Espírito Santo. Por isso, conheço as pessoas só de olhar, não preciso conhecer seu coração para dizer que você está perdida...
VIDENTE: Tudo bem, serva do Senhor, já que você chegou até aqui cheia de pedras nas mãos, pegue mais essa (segura uma pedra na mão e estende para Fanática),,,
FANÁTICA (assustada e segura a pedra) Para quê?
VIDENTE: Não tenha medo, não vou te enfeitiçar, apenas segure ...
FANÁTICA (olha desconfiada para ela e depois para a pedra)
VIDENTE: Já que você é tão justa, tão santa e sem nenhuma fraqueza ou pecado, atire em mim a pedra que está em sua mão e faça a sua parte ...
FANÁTICA: (Olha com os olhos arregalados para a VIDENTE) Você ficou louca?
VIDENTE: Louca é você que está me apresentando um Deus cruel que faz de seus adoradores pessoas sem amor, quem vai querer conhecer seu Deus depois de conhecer você? Vai, faça sua parte, atire logo essa pedra .
FANÁTICA, assustada – Você é louca (deixa a pedra cair e sai correndo)
5° CRISTÃO – A VERDADEIRA (VERDADEIRO)
O VERDADEIRO passa em frente à VIDENTE com uma bíblia e cantarolando baixinho, discretamente. Para como se estivesse esperando o ônibus perto da tenda.
VIDENTE: Ei, você, venha cá, deixa-me ler seu futuro.
VERDADEIRO: Não, obrigada, eu já sei meu futuro...
VIDENTE: Você sabe seu futuro? Mas como? Você não parece ser uma Vidente!
VERDADEIRO: É verdade, não sou uma Vidente, sou uma Cristã!
VIDENTE, irônica – Cristã, há, há, hoje vieram vários desses me procurar, veio um hipócrita, um interesseiro, um acomodado, um liberal e até uma fanática. Estou curiosa para saber de que tipo é você, pois não parece ser diferente.
VERDADEIRO: Eu não sou de tipo nenhum, apenas sou uma cristã e os cristãos são todos iguais, com um mesmo objetivo que é viver para espalhar o amor de Cristo às pessoas.
VIDENTE: Mas e quanto às pessoas que vieram até aqui me procurar?
VERDADEIRO: Eu não sei quem foram, mas eles não são cristãos, ou por algum motivo se afastaram de Deus, pois, do contrário, não procurariam uma vidente para revelar o futuro, pois todo cristão conhece seu futuro, através da palavra de Deus, diante do qual derramam suas deficiências, ansiedades e dúvidas .
VIDENTE: Então eles estão tão perdidos e condenados como eu?
VERDADEIRO: Perdidos sim, porque estão longe de Deus, condenados não, pois Jesus em sua palavra nos diz que veio salvar os perdidos.
VIDENTE: Eu me enganei! Você é muito diferente dos outros, pois não está me julgando ou se lamentando, você transmite confiança e paz. Gostei de você! Não quer que eu leia seu futuro? Cortesia da casa !!
VERDADEIRO: Muito obrigada, mas não precisa, porque já conheço meu futuro!
VIDENTE: Você me disse, mas como?
VERDADEIRO: Você já leu a bíblia?
VIDENTE: Não.
VERDADEIRO: Então leia, ela fala de fatos que já aconteceram, que estão acontecendo e que acontecerão, e tudo de forma precisa e verdadeira
VIDENTE: Sério !! Então já que a bíblia revela o futuro, o que diz sobre o meu futuro?
VERDADEIRO: Se você andar no caminho do Senhor, deixando tudo que é errado, seu futuro será belo, feliz, próspero e eterno.
VIDENTE: E como eu faço para saber mais detalhes sobre esse futuro?
VERDADEIRO: Venha à igreja amanhã à noite, e eu te darei uma bíblia e falarei mais sobre o futuro que Deus preparou para você ...
VIDENTE: Mas Deus se preocupa comigo, uma vidente, uma perdida?
VERDADEIRO: Muito, pois sua vida vale o preço do precioso sangue de Jesus..
VIDENTE: (emocionada) Nunca me falaram palavras tão lindas, sempre me apontaram o dedo. Eu irei.
VERDADEIRO: Fico feliz, então até amanhã, estarei orando por você. Pegue esse folheto e leia.
VIDENTE: Obrigada por suas palavras e até amanhã. (Fica pensativa, e depois que a pessoa se afasta diz): Vou encerrar meu expediente por hoje, e se eu me sentir bem na igreja amanhã, eu encerrarei para sempre!
- MENSAGEM FINAL -
Que tipo de cristão você é? Um interesseiro, um acomodado, um liberal ou um fanático? Se você se encaixou em algum desses tipos que foi mostrado durante o programa, não temas, porque ainda há esperança para você. Jesus pode transformar você num Verdadeiro cristão. Faça como a mulher pecadora. Sente-se aos pés de Cristo e derrame suas lágrimas, frustrações, derrotas e incapacidade. Com certeza, Jesus tem uma benção especial reservada para você. Mas, saiba que somente Jesus tem o poder de transformar sua vida. Faça sua entrega hoje, com sinceridade porque Jesus quer falar a você como falou com a mulher pecadora.
“Vai em paz, porque a tua fé te salvou”
“Vai em paz, porque essas marcas nas minhas mãos e em meus pés, fizeram verter o sangue que te traz paz e salvação”.
Você também Pode Gostar
domingo, 25 de setembro de 2011
Um Adolescente Pode Ser Padrão ?
Você acha fácil ser um adolescente crente nos dias de hoje?
Sabemos qeu há muitas tentações, como colar na prova, ficar com garotos(as), desrespeitar os pais, enfim, fazer as coisas que desagradem a Deus, ser como um adolescente do mundo.
Vamos juntos ver qual a vontade de Deus na nossa vida?
"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário torna-te padrão dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." 1 Timótio 4.12
Na palavra: obedeça o que diz na Palavra de Deus (1 Samuel 15.22)
No amor: ame os outros idependente do que eles façam (Mateus 22.39)
Na fé: espere, olhe fixamente para Deus (2 Coríntios 4.18)
Na pureza: sejam puros, guarde seu corpo e coração puros (Filipenses 4.8 e 1 Coríntios 6.19)
Agora que você já leu, tnete pensar em coisas práticas a fazer, e faça o que agrada a Deus
Sabemos qeu há muitas tentações, como colar na prova, ficar com garotos(as), desrespeitar os pais, enfim, fazer as coisas que desagradem a Deus, ser como um adolescente do mundo.
Vamos juntos ver qual a vontade de Deus na nossa vida?
"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário torna-te padrão dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." 1 Timótio 4.12
Na palavra: obedeça o que diz na Palavra de Deus (1 Samuel 15.22)
No amor: ame os outros idependente do que eles façam (Mateus 22.39)
Na fé: espere, olhe fixamente para Deus (2 Coríntios 4.18)
Na pureza: sejam puros, guarde seu corpo e coração puros (Filipenses 4.8 e 1 Coríntios 6.19)
Agora que você já leu, tnete pensar em coisas práticas a fazer, e faça o que agrada a Deus
Você Também Pode Gostar
Frase Da Semana - Impossível
10 Conselhos para evitar o sexo antes do casamento (Billy Grahan)
Galera, normalmente eu não puxo conteúdo de outros sites, mas hoje li um pequeno artigo publicado aqui no portal Gospel +. Você pode ler o artigo todo no portal, mas eu coloquei aqui somente as dicas.
Apesar de simples, elas podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso na vida sexual. Tomei a liberdade de acrescentar algumas referências bíblicas em alguns dos tópicos.
1) Evite más companhias. 2 Co 6
2) Evite o segundo olhar. Jó 31.1
3) Discipline suas conversas. 1 Co 15.33
4) Tenha cuidado com a maneira de vestir-se. 1 Tm 2.9
5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste. Rm 12.1-2
6) Tome cuidado com o que você lê.
7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga. Davi tinha o tempo em suas mãos, viu Beteseba e caiu em complicações.
8) Faça uma regra de nunca se envolver em namoro pesado. 1 Ts 4.3-8
9) Invista grande parte de seu tempo lendo as Escrituras. Sl 119.9, 11
10) Cultive a Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma forte fé Nele tem livrado a muitos homens e mulheres de cometer imoralidades. 1 Jo 2.14
Você Também Pode Gostar
A Masturbação
Homem de honra busca viver em santidade
A prática da masturbação não é mencionada na Bíblia, porém na Palavra de Deus encontramos PRINCÍPIOS que se aplicam a masturbação.
A masturbação é uma batalha de todo homem e não apenas dos adolescentes. Na adolescência normalmente é quando surge esta batalha.
Deus fala em sua Palavra que seremos tentados, porém Ele garantiu que você não será tentado além das suas forças, Ele também garantiu que em todas as tentações você terá pelo menos uma alternativa para não cair na tentação e não cometer pecado, leia 1 Coríntios 10.13.
A adolescência é uma fase de preparação para a vida adulta, isto significa que é uma fase de transformação física (corpo, hormônios), emocional, social (relacionamentos), e espiritual.
O fato de estar em transformação não significa que o adolescente deve experimentar e testar o corpo para saber se tudo está funcionando bem, as mudanças fazem parte do plano do Deus Soberano e Criador, Ele criou você perfeito. As transformações acontecerão normalmente (naturalmente) em sua vida – não se preocupe! Confie em Deus!
Nesta semana você terá a tarefa de meditar diariamente em um texto bíblico, e em cada um destes textos descobrirá um princípio porque a prática da masturbação desagrada a Deus.
Você Também Pode Gostar
Você Também Pode Gostar
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
O Que Os Outros Falam De Você ?
por Jonathan Edwards
Considere o que outros podem dizer sobre você. Embora as pessoas estejam cegas quando às suas próprias faltas, facilmente descobrem os erros dos outros — e consideram-se aptas o suficientes para falar deles. Algumas vezes, as pessoas vivem de maneiras que absolutamente não são adequadas, porém estão cegas para si mesmas. Não vêem seus próprios fracassos, embora os erros dos outros lhes sejam perfeitamente claros e evidentes. Elas mesmos não vêem suas falhas; quanto às dos outros, não podem fechar os olhos ou evitar ver em que falharam.
Alguns, por exemplo, são inconscientemente muito orgulhosos. Mas o problema aparece notório aos outros. Alguns são muito mundanos ainda que não sejam conscientes disso. Alguns são maliciosos e invejosos. Os outros vêem isso, e para eles lhes parecem verdadeiramente dignos de ódio. Porém, aqueles que têm esses problemas não refletem sobre eles. Não há verdade no seu coração e nem nos seus olhos em tais casos. Assim devemos ouvir o que os outros dizem de nós, observar sobre o que eles nos acusam, atentar para que erro encontram em nós, e com diligência verificar se há algum fundamento nisso.
Se outros nos acusam de orgulhosos, mundanos, maus ou maliciosos — ou nos acusam de qualquer outra condição ou prática maldosa — deveríamos honestamente nos questionar se isso é verdade. A acusação pode nos parecer completamente infundada, e podemos pensar que os motivos ou o espírito do acusador está errado. Porém, a pessoa perspicaz verá isso como uma ocasião para um auto-exame.
Deveríamos especialmente ouvir o que os nossos amigos dizem para nós e sobre nós. É imprudente, bem como não-cristão, tomar isso como ofensa e se ressentir quando os outros apontam nossas falhas. "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Pv 27.6). Deveríamos nos alegrar que nossas máculas foram identificadas.
Mas, também deveríamos atentar para as coisas sobre as quais os nossos inimigos nos acusam. Se eles nos difamam e nos insultam descaradamente — até mesmo com uma atitude incorreta — deveríamos considerar isso como um motivo para uma reflexão no íntimo, e nos perguntar se há alguma verdade no que está sendo dito. Mesmo se o que for dito é revelado de modo reprovável e injurioso, ainda pode ser que haja alguma verdade nisso. Quando as pessoas criticam outras, mesmo se seus motivos forem errados, provavelmente têm como alvo verdadeiros erros. Na verdade, nossos inimigos provavelmente nos atacam onde somos mais fracos e mais defeituosos; e onde demos mais abertura para a crítica. Tendem a nos atacar onde menos podemos nos defender. Aqueles que nos insultam — embora o façam com um espírito e modos não-cristãos — geralmente identificarão as genuínas áreas onde mais podemos ser achados culpados.
Assim, quando ouvirmos outros falando de nós nas nossas costas, não importa o espírito de crítica, a resposta certa é a auto-reflexão e uma avaliação quanto à verdade da culpa em relação aos erros de que nos acusam. Com certeza essa resposta é mais piedosa do que ficar furioso, revidar ou desprezá-los por terem falado maldosamente.
Desse modo talvez tiremos o bem do mal, e esta é a maneira mais certa de derrotar o plano dos nossos inimigos, que nos injuriam e caluniam. Eles fazem isso com motivação errada, querendo nos injuriar. Mas, dessa maneira converteremos isso em nosso próprio favor.
Fonte: Jonathan Edwards
Você Também Pode Gostar
Assinar:
Postagens (Atom)